Galega das Ervas

galega

Caminhando pelas lojinhas de ervas do Mercado Thales Ferraz, no Centro de Aracaju, uma delas chama a atenção pela quantidade de produtos e de fregueses. Ao adentrarmos no estabelecimento fomos recebidos pela especialista em ervas medicinais Silvaneide Soares, conhecida como Galega das Ervas, que comercializa e dá dicas no Mercado há 28 anos, conhecimento que aprendeu com sua mãe, Dona Edilza, que também trabalha no mercado vendendo artigos religiosos.

Com a aproximação da chegada de um novo ano o movimento em sua loja começa a aumentar, sua clientela almeja uma oportunidade para renovar as energias e colocar novos planos em prática. A Galega garante resultado, prometendo inclusive a devolução do dinheiro caso o produto não tenha resultado.

SONY DSC

Afirma que todos os tipos de pessoas e religiões frequentam o seu estabelecimento, os evangélicos geralmente compram ervas medicinais para tratar alguma enfermidade, já os católicos buscam por artigos religiosos como terços e imagens, os candomblés procuram pós de axé, banhos, entre outros artigos em geral, aqui todos são bem vindos e recebidos da mesma maneira, ratificou a Galega Das Ervas.

SONY DSC

Ao questionarmos sobre as principais simpatias de final de ano, ela citou que a mais procuradas são para atrair prosperidade, amor e dinheiro, ela lista alguns banhos especiais e defumações, como por exemplo o ritual para abrir caminhos que requer uso de um kit com sete ervas.

“Ervas conhecidas popularmente como abre caminho, catinga de mulata, macaçã, oriú, sirame, manjericão, alecrim e elevante podem ser maceradas [esfregadas] na água fria e usadas no banho, sendo jogadas na cabeça nas horas iniciais do novo ano. As melhorias para a saúde dos clientes podem ser pedidas ao jogar no mar milho branco com muito mel na virada do ano”, detalhou a vendedora de ervas.

AMOR E DINHEIRO

A folha de louro, canela, cravo e erva doce são os itens para infusão. O resultado do chá pode ser usado como banho feito do pescoço para baixo ou para ser borrifado na casa. A simpatia de guardar uma folha de louro na carteira e sete sementes de uva ou romã também são indicadas.

“Para o amor, tire as pétalas de sete rosas vermelhas e coloque na água na temperatura ambiente, pingue sete gotas de mel na água e jogue do pescoço para baixo. Lembre-se de pensar positivamente e de idealizar características da pessoa desejada”, ensina a Galega das Ervas.

instagramcapture_2c1b8518-144d-4f85-abe6-8ffb866def5e


ARRUMAR MARIDO

O ritual usado para arrumar marido, segundo a Galega das Ervas, consiste no uso de pétalas de rosas. “O banho com essas pétalas meladas ao mel é também conhecido como o banho atrativo do amor. O composto pode ser misturado na água e usado com pensamento num marido de qualidade”, ressaltou a vendedora, que também oferece dicas para afastar o temível mal olhado.

“O banho de descarrego afugentador de mal olhado é feito com arruda, sal grosso e guiné. Tudo isso é macerado, jogado na água e usado durante três dias do pescoço para baixo, inclusive na hora de deitar”, ensinou Silvaneide, que comercializa artigos diversos em sua barraca e demonstra disposição para atender a clientela deste fim de ano.

* Reportagem – Jéssica Amaral

* Fotos – Anna Guimarães

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s